sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Deixando a gaiola da ilusão




O que tenho aprendido duramente, e no final desse ano ainda mais, é sobre o desapego das coisas, das situações, das pessoas, de antigos relacionamentos, etc.


Eu já tinha escrito antes, sobre o momento atual e sobre a velocidade dos acontecimentos e mudanças em todos os sentidos que temos vivenciados. E parece que estamos passando por uma porta estreita, tirando nossos pesos, nossas “roupas”velhas, cascas, escudos e máscaras que já não servem e nem se encaixam mais nessa era da consciência.


Até as crianças já estão muito mais transparentes do que nós adultos, que insistimos em permanecer em certos padrões e convenções.


Porque ainda existe o ego em nós. A busca constante pelo reconhecimento e às vezes, a qualquer custo, como crianças mimadas. Podemos até ser gentis, amorosos, ajudar a quem precisa e tal. Mas aí vem aquele maldito ego que diz; “Poxa, eu fiz tanto por ele(a)…Nossa, eu só ajudo as pessoas e ninguém me ajuda. Preciso é pensar mais em mim”.


Queremos o tempo todo que olhem para nós, como forma de reconhecimento de nossa bondade…E isso é o ego querendo gratificação, reconhecimento, brilho. E o que adianta meditar, resolver ser zen, se falamos mal dos outros, xingamos no trânsito ao menor sinal de demora, ultrapassagem e não temos paciência com nossos entes queridos, que dirá com os outros. Nossos filhos são e serão nossos espelhos sempre.

Aquele velho "faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço" cai por terra para essa nova geração de crianças Índigo e Cristal. É simples como isso. Então não faça!


Quando é que vamos simplesmente “ser”?

Os animais simplesmente são e ponto. Lógico que existe em nós a grande vantagem da escolha, do livre-arbítrio. Porque eu considero os animais inteligentes também e muito mais conectados com o Alto do que nós muitas vezes. E isso não nos diferencia deles, na minha opinião.


Apenas ser...


Ser, no sentido de estarmos aqui por uma simples missão de fazer e pronto. Desapegado de tudo que pré existe na nossa mente como forma de condicionamento.

Fazer e desapegar, fazer e desapegar…

Desapegar das relações, das situações. Isso não quer dizer que temos que nos mudar para uma montanha, dar as nossas coisas e ficar isolados de tudo. Coisas são apenas coisas. Finito.

Mas imaginem por um instante, estarmos livres dos “ganchos”que nos prendem ao reconhecimento, do status, da reputação e de "ter" coisas?


Livres dos padrões, das convenções de comportamento robótico que é o Natal, e aquele monte de gente no shopping comprando por obrigação, presentes pra família inteira que na verdade, nem se vêem direito.

Pior é ouvir que se não der, “fica chato”.


Isso não é real, isso não é amor. É robótico. E cansa...

Vai desgastando todo o nosso potencial de sermos maiores espiritualmente.


Um abraço, um telefonema, uma visita, um pouquinho do seu tempo para ouvir a quem precisa ser ouvido, fazer um bolo juntos, uma pizza amiga, algumas risadas é tão melhor que presente de natal por obrigação, né?


A vida passa e quando olhamos, as pessoas que amamos já foram embora…ou da relação ou do planeta.

Cada vez mais, eu quero viver no Agora, que parece breve mas é eterno como uma fotografia. E eu sei quando estou “presente”e a minha mente clica uma situação como uma camera.


Isso, não é apego.


É vida, é profundidade, é laço espiritual com o Divino.

É o que viemos fazer aqui, entre tantas outras coisas lindas e preciosas. Somos tão abençoados com nossos sentidos, corpo, elementos como ar, água, terra, fogo, sol, a beleza das cores, da natureza e o que podemos sentir com tudo isso.


Neste fim de ano, abrace-se e abrace a alegria de estar vivo, porque o resto é muito pequeno perto da grandeza de estar vivo.

Sinta com todos os sentidos, o quanto somos afortunados, abençoados e ricos em escolhas todos os dias.


Doar sem esperar reconhecimento é muito especial.


Um maravilhoso final de ciclo para todos nós! Porque nós também fizemos muitas coisas boas!

Namaste.

27 comentários:

  1. A cada txt seu aki, fico realmente com vontade de ter mais e mais...por isso q eu digo sempre q vc faz falta ( mta) aki no blog tb viu.
    Belissimo txt Patricia.Um certo tapa na cara de algumas pessoas ( me incluo nessas certas pessoas com ctz)...fazer , apenas fazer por amor sem esperar qqer coisa em troca, esse é o segredo d mta coisa.Luto incansávelmente contra a força dos desejos do meu ego, na ctz absoluta de que a vitória é minha.
    Obrigado por mais uma vez nos abastecer a alma com palavras tao belas (sempre).

    ResponderExcluir
  2. OI Paty! Sou leitora assídua também do blog do Luciano e tenho um Blog tbm, que tem um link dele!!! Adorei seu modo de escrever... é é muito relaxante o fazer ao som de sua voz! Engraçado que hoje, eu comecei fazer um exercício de desapego,comçando por jogar coisas velhas fora, porque eu guardo inconscientemente tudo o que me traga uma lembrança... aí já viu, né??? Quero apostar que as lembranças ficam na nossa vida e não em coisas... como diz Chico César: coisas, são só coisas, servem só pra torpeçar...
    Beijihos pra você.

    ResponderExcluir
  3. Olá querida!!!!
    Não conhecia teu blog. Tá lindo, adorei!!!!
    E esse seu texto me arrancou suspiros... que saibamos cada vez mais superar essas infantilidades do ego.
    Grande bjo, sucesso é LUZ pra todos nós em 2011!!!

    ResponderExcluir
  4. Que lindo, Patricia! Gosto muito de "ler você". É sincero, é profundo e nos faz pensar.
    Tudo de bom pra você e obrigada por dividir a sua paz conosco.
    Amo-te!

    ResponderExcluir
  5. Achei lindo!! Tudo isso que voce escreveu. É a mais pura verdade, que infelizmente nem sempre nos damos conta que somos assim. Odeio esse consumismo infeliz que as pessoas fazem em torno do Natal. Talvez elas nem saibam realmente o que significa o Natal. Boas festas pra vgoce também, e um 2011 cheio de realizações..Bj

    ResponderExcluir
  6. Já pensei muito sobre essa questão do altruísmo. São muito nobres as pessoas que tem naturalmente essa atitude (e são pouquíssimas). Eu tou longe de fazer parte desse ainda seleto grupo. Não consigo andar muito longe ser ter como referência meu próprio umbigo. Que as boas energias a acompanhem nesse ano que começa!

    ResponderExcluir
  7. Seu texto é pura Luz. Seu blog...PAZ. beijos.
    Feliz Natal e um 2011 cheio de páginas em branco!

    ResponderExcluir
  8. qdo vamos enxergar ao invés de apenas ver?...
    qdo vamos sentir de verdade ao invés de apenas passar por algum momento?

    qdo?? qdo???

    ResponderExcluir
  9. Nossa! Estava precisando de palavras assim, me fazem lembrar de um tempo em que eu vivia uma vida mais simples, feliz e que foi se perdendo nas armadilhas que a vida foi colocando. Talvez seja a hora de parar, refletir e recuperar um pouco de liberdade, obrigada pela linda mensagem Paty, muita luz...

    ResponderExcluir
  10. Quase que não me contive, pois fiquei completamente conquistado pela beleza profunda, da sua plena singularidade de expressar a sua profunda existencia assim tão cheia de harmonia, eu fico sonhando com algo que sempre vai existir, mesmo que seja em sonho apenas isso criado por todos que criam arte viva seja qual for ela, para dar cor e esperança, para aquele que um dia sofreu e viu que aprender com a dor e achar um novo horizonte, mais lindo do que antes viveu...

    ResponderExcluir
  11. quase sempre busco pela vida a natureza viva de um pensamento capaz de me fazer sentir alturas mais forte que o calor de um novo radiante dia.
    E isso encontrei aqui nobre colega de linhas escritas...

    ResponderExcluir
  12. quando der passa lá no POETAS EM ESSENCIA (www.trinitiazul-pricillacamargo.blogspot.com) - a fada de olhos azuis

    ResponderExcluir
  13. TB PENSO ASSIM, DEVEMOS SIMPLESMENTE SER, SÓ SEREMOS FELIZES QDO NAO ESPERAMOS RECIPROCIDADE, DOAR POR AMOR, SEM O EGO NOS CONDICIONANDO, NATAL, ANO NOVO, TEM Q SER TODOS OS DIAS.
    BJO NA ALMA, MOÇA, SUA SEMPRE FÃ, ELANE.

    ResponderExcluir
  14. Obrigado pelas palavras confortantes, florzinha. Que bom conhecer pessoas abençoadas como você, que acompanho desde que eu era criança. Seu blog é iluminado, e sua voz, preenche toda a sala.
    Gosto muito de você, Deus te abençoe cada vez mais.

    ResponderExcluir
  15. Adorei o Blog!
    Curto muito o seu som ;)

    Bjs

    Maicon Andrade
    Blogueiro
    www.topassada.com

    ResponderExcluir
  16. Patricia, querida!
    Amo seu repertório. Tenho seu CD Respirar e até hoje ouço e não enjôo.
    Sua voz é simplesmente uma das mais lindas e originais.
    Você tem feito show em São Paulo?
    Quero te ouvir ao vivo.
    bjs
    Suzi
    szisantos@yahoo.com

    ResponderExcluir
  17. Olà Patricia, tudo bem?

    Queria muito saber noticias suas. Hoje por acaso cliquei no santo google e achei este blog. Voce ainda canta, como esta sua carreira?
    Gostaria de te desejar muita luz e dizer que sou muito fã das suas cancões.

    ResponderExcluir
  18. Patrícia querida, disse tudo e muito mais, penso exatamente assim, sempre fugi de obrigações, nesse sentido do post, natal, dia disso, dia daquilo, penso q todo o dia é dia para sermos nós mesmos, valorizarmos o simples, a vida como ela é, transparente, linda, nos ensinando a cada toque, a cada nota...datas só tornam as pessoas cada vez mais obrigadas a serem o que não são...raríssimas vezes há sinceridade...abçoo e ótima semana!!

    ResponderExcluir
  19. Parabéns PATRICIA,
    pela voz,pelas canções e mais ainda...por essas reflexões que tocamn fundo.
    grande beijo.

    ResponderExcluir
  20. e vai que vai! carpe diem. (seria bom se tudo fosse como em seu blog - mas a realidade é mais cinza que tudo isso, o que tb não quer dizer muita coisa.)

    ResponderExcluir
  21. Fazia muito tempo que eu não lia algo tão verdadeiro...

    ResponderExcluir
  22. Olá:

    Então este é o blog da veterana/artista PATRICIA MARX?
    Uma honra estar aqui...
    Como não lembrar dela na dupla PATRICIA E LUCIANO? Da música CHOCOLATE inclusive...
    Outras músicas dela marcaram - CERTO OU ERRADO, uma que ela canta; FESTA DO AMOR? Os anos 80 foram incríveis mesmo!
    Descobri uma ontem dela no YOUTUBE que procurava há tempos... GOSTAVA TANTO DE VOCÊ: que ouvia quando vim morar em PORTO ALEGRE.
    Quanto a mim, também sou VEGETARIANO: bem-vinda ao clube! Nasci também em 1974... No final do ano. E tenho alguns parentes em SP.
    Seria isso. Tudo de bom/anos de carreira pela frente.

    Abraços,
    Rodrigo O. Rosa

    ResponderExcluir
  23. Hoje por alguma razão cheguei cedo no trabalho e me lembrei de sua bela voz. Após relembrar algumas músicas, deparei-me com este blog e fiquei com vontade de agradecer por tornar este manhã mais bonita. Gosto muito de você.

    ResponderExcluir
  24. Gente hoje lembrei dela, ela marcou muito a minha adolescencia, e o mais legal que fui ouvir as musicas no youtube e ainda sei todas de cor....que saudades, eu fui e ainda sou super fã, muito legal, minha mae falava que o LP(pq na epoca acho que nem tinha o CD...rsrs) iria furar, eu cantava, dançava....que saudades...e o mais legal que vou morar em COtia tb proximo a vc, quem sabe nao te encontro por ai.... bjusss linda e te desejo toda a sorte e que Deus sempre te ilumine....

    ResponderExcluir
  25. Ouvir ou ler Patrícia Marx traz benefícios a minha mente. Beijos minha linda Andorinha, se chover feche os olhos e saiba que estou aqui...

    ResponderExcluir